MAIS NOTÍCIAS DO 6º CONGRESSO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL- GRAMADO/RS DIAS 07,08 E 09.

A Trajetória do Espírito

Suely Caldas Schubert apresentou a conferência sobre A Trajetória do Espírito – Antes, durante e após a vida física, com base na obra de Joanna de Ângelis: O Despertar do Espírito. Ao relatar a vida e conversão de Paulo de Tarso, ressaltou a necessidade de todos realizarem sua reforma íntima com sabedoria, visando à felicidade plena. As oportunidades de despertar o espírito estão à disposição de todos, basta querer promover a mudança.
A conferencista citou Joanna de Ângelis ao afirmar que “viver é também uma experiência do morrer”, considerando todas as trocas orgânicas que ocorrem no corpo e mostrando a impermanência da vida física e como tudo é fugaz. Quando o homem desperta para a vida espiritual percebe que não fez tudo que deveria. Portanto, a verdadeira mudança ocorre quando as pessoas dão-se conta que são espíritos imortais e trocam o foco do sentindo da vida, uma vez que estamos em constante transformação para melhor. Assim, o homem deve aproveitar as oportunidades da vida para construir o autoconhecimento e a busca a si mesmo.
No processo de reencarnação o espírito adiciona novas experiências à herança que trás das existências anteriores. O somatório das experiências e a vontade de mudar promove a evolução espiritual.
Educação para a Plenitude

Ao propor uma solução espírita convidativa ao autodescobrimento, à vivência evangélica e ao comportamento lúcido, a conferência de Vinicius Lousada, destacou os requisitos essenciais para a conquista da plenitude. O Espiritismo ao fazer os indivíduos perceberem a verdadeira natureza espiritual e o sentido educativo da experiência reencarnatória, a que estamos submetidos tendo em vista o nosso progresso evolutivo, contribui para a superação dos conflitos e crises pelos quais passamos como coletividade ao conferir a esses mesmos indivíduos um significado existencial mais profundo do que aquele oferecido pelo materialismo ou pelo dogmatismo religioso.
Vinicius ressaltou que ao estimular a criatura humana a meditar acerca disso tudo convida-a a procurar o caminho das virtudes como recurso promotor da autoiluminação em tudo o que faz, em tudo o que vive e onde estiver. Desse modo, ao compreender-se melhor sob a inspiração do pensamento Espírita o indivíduo é impulsionado ao exercício constante do autoaprimoramento e é dessa forma que o Espiritismo pode contribuir para a humanidade, quando os mesmos indivíduos que a formam se permitem, por força de sua proposta de fé raciocinada, viver um continuado processo de espiritualização, de internalização dos valores espirituais mais fundamentais.
Tormentos Modernos e Comportamentos Autodestrutivos

 O conferencista Sergio Lopes falou sobre os tormentos modernos e os possíveis caminhos para vencê-los, explicando a questão da individualidade, quando assumimos o que somos, e o da coletividade, quando o indivíduo se deixa levar pelo comportamento dos demais e assume atitudes destrutivas, quando, na verdade, somente o amor verdadeiro, a afetividade e o calor humano podem nos tornar pessoas melhores.
A Doutrina Espírita oferece uma proposta religiosa desafiadora para modificar comportamentos interiores e combater os vícios morais. Sergio Lopes enfatizou que a Doutrina é de reforma íntima, uma vez que as Leis Morais estão gravadas na consciência do ser. O homem deve trabalhar exaustivamente para desenvolver os ideais espirituais e as “asas” do conhecimento e do amor. Para tanto, é importante agir como ensinou Santo Agostinho, fazendo reflexões diárias, ao acordar e ao dormir, visando desenvolver mais as virtudes para estar em sintonia com as energias positivas do Universo. As distonias de pensamentos levam a distúrbios comportamentais e emocionais promovendo dores profundas. Somente o aprendizado do amor pode levar o homem a atingir patamares evolutivos superiores com a respectiva libertação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s