Encontro Estadual de Trabalhadores e Dirigentes Espiritas – Oficina do Departamento Doutrinário (ESDE, AECE, MEDIUNIDADE)

 William facilitador do DECOM. E outras imagens dos grupos trabalhando.

Este slideshow necessita de JavaScript.


OBJETIVO DA OFICINA:  Sensibilizar os trabalhadores do Departamento Doutrinário e seus setores para  a necessidade de divulgar orientações doutrinárias, eventos, literaturas especificas e outros para o movimento espírita em geral e refletir sobre a importância de parceria com  área de comunicação, bem como para o potencial do DEDO para realizar ações desta natureza. Identificar formas através das quais as ações integradas DEDO/DECOM podem favorecer o atingimento dos objetivos do Departamento Doutrinário.

Estudo de caso e elaboração de plano de ação.

A turma foi dividida em cinco grupos e entregue para cada grupo um manual de Comunicação Social Espírita, um OCE e um Contribuição do ESDE para um mundo melhor, um note book, uma narrativa e demais materiais necessários foi solicitado  que eles lessem a narrativa, e respondessem  as questão:.

 

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Narrativa 1

O Grupo Espírita Sementes de Luz é um grupo recente, tem 3 anos e já tem vários trabalhos recomendados pelo OCE – Orientação ao Centro Espírita.

No último ano a casa vem enfrentando um problema sério: o esvaziamento, pois apesar de anunciar nas palestras públicas os trabalhos oferecidos, o público é minguado, aliás, está sendo assim desde o começo. O número de trabalhadores é regular, o ESDE está funcionando, mas não existe uma estratégia para informar e captar público e mais estudantes. Além destas dificuldades os recursos da instituição são parcos e o quadro de sócios (40). Com uma mensalidade de R$ 5,00 (cinco reais) mensais não cobra os gastos com água, luz, telefone etc.

Quase ninguém procura o atendimento fraterno, sendo que as pessoas que não assistem as palestras nem sabem que a casa oferece este serviço.

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Narrativa 2

Anselmo  coordena o ESDE no Centro Espírita Barca da Paz e está motivado para uma campanha para divulgar o ESDE na comunidade onde fica o Centro Espírita. Como iniciar pensa ele? Nem todos os dirigentes e trabalhadores compactuam da mesma ideia.

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Narrativa 3

Fabiana assumiu o Departamento Doutrinário da Casa da Fé e vem sentindo a necessidade de esclarecer a comunidade sobre assuntos delicados como – uso drogas, abuso sexual, pais omissos, homossexualidade.

Ela está pensando em fazer uma semana espírita onde seriam abordados na tribuna da instituição, estes assuntos.

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Narrativa 4

A Sociedade Espírita Paz no Coração está articulando a abertura dos grupos de ESDE:

Já tem equipe; já estudou a apostila contribuição do Esde para um Mundo Melhor, já treinou quatro facilitadores; já comprou os programas do ESDE e até do EADE.

Leila, a presidente, que fazer uma campanha de divulgação.

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Narrativa 5:

Dairson coordena o Setor da Mediunidade na FERGS e tem como tarefa, proposta pela FEB, sensibilizar os dirigentes de Centros Espíritas do RS, para implantar nos Centros Espíritas o estudo do Livro dos Médiuns.

COMO O DECOM PODERIA AJUDAR?

Elenque algumas ações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s